Universidade do Porto: Casas sustentáveis de Manuel Vieira Lopes em debate no Mostra-te
Amanhã, dia 23 de Fevereiro, pelas 17h30, vai ter lugar mais uma sessão da iniciativa “Mostra-te”, no e-learning café da Universidade do Porto (UP), um espaço privilegiado de contacto com os estudantes. A sessão será dedicada ao projecto “cem + nem – | casas em movimento”.
“Casas em movimento” é um projecto de inovação e sustentabilidade criado por Manuel Vieira Lopes, estudante de arquitectura da Faculdade de Arquitectura da UP (FAUP).
De acordo com Carlos Guimarães, director da UP, “o projecto assenta na capacidade de interagir com a envolvente e com as variações de luminosidade ao longo do dia, procurando tirar partido do sol, enquanto fonte de energia e luz, através de uma habitação que desenha o percurso do sol e dele se alimenta”.
“Casas em movimento” compreende duas frentes paralelas: o “projecto A” que consiste na construção de um protótipo na Faculdade de Arquitectura e é constituído por uma equipa de elevado relevo como Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (INEGI), Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC), Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), FAUP, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), individuais, entre outros; o “projecto B” que é constituído essencialmente por alunos e professores de diversas áreas da UP.
“Casas em movimento” foi seleccionado para a final da competição universitária “Solar Decathlon Europe 2012”, que decorrerá em Madrid e que visa distinguir o desenho e a construção de casas auto-suficientes.
Saiba mais sobre este projecto aqui.