NASA: Investigadores descobrem 39 fontes de poluição não declaradas



Investigadores dos Estados Unidos e do Canadá identificaram 39 fontes de poluição não declaradas de dióxido de enxofre, através de um novo método de monitorização por satélite, revela a NASA.

As fontes não declaradas de emissões tóxicas de dióxido de enxofre são fábricas de carvão, fundições e aglomerados de operações de petróleo e de gás situados no Médio Oriente, México e Rússia. Estas fontes foram detectadas numa análise de dados de satélite recolhidos entre 2005 e 2014.

A mesma análise revela que as emissões foram duas a três vezes superiores às provenientes das fontes conhecidas nessas regiões

Chris McLinden, cientista especialista em questões atmosféricas do Environment and Climate Change Canada e autor principal do estudo, refere que fontes não declaradas são responsáveis por cerca de 12% das emissões de dióxido de enxofre de origem humana.Discrepância que pode “gerar um grande impacto na qualidade local do ar”, avança McLinden.

Os investigadores localizaram ainda 75 fontes naturais de dióxido de enxofre na forma de vulcões em não erupção, os quais libertam lentamente este tóxico gás, divulga a Reuters.

Foto: Dai the Collier Boy 3 / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...