O acaso que salvou uma rara e endémica planta de Portugal



Em 2009, por mero acaso, a Quercus soube que o proprietário de um terreno em Pousos, Leiria, se preparava para mobilizar o solo e plantar eucaliptos com recurso a maquinaria pesada, uma situação que destruiria por completo a totalidade da população da Leuzea Longifolia, uma planta endémica – e rara – portuguesa.

O alerta da Quercus e a pronta intervenção das autoridades – Serviço de Protecção da Natureza da GNR, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas  (ICNF), Município de Leiria e Freguesia de Pousos – foi suficiente para que a plantação de eucaliptos não fosse avante e, inclusive, para que o terreno, de 10.500 metros quadrados, fosse adquirido pela ONG ambiental.

Quando a aquisição foi completada, a Quercus constituiu uma microrreserva e garantiu a sobrevivência dos cerca de mil espécimes que se presume existirem no local. Este processo levou à criação do sítio de importância comunitária Azabuxo-Leiria, no concelho de Leiria.

“Trata-se de um exemplo de como entidades públicas (ICNF, Município de Leiria e Junta de Freguesia de Pousos) e privados (proprietário e Quercus) evitaram a destruição da totalidade da população da espécie através de uma mobilização de solo para plantação de uma espécie florestal”, explica a ONG.

Quando tudo levava a crer que este era já o final feliz – só possível porque todas as partes concertaram posições, inclusive o próprio proprietário e o seu representante legal – surge outra surpresa: “Existia aí uma rua com um nome diferente do habitual. A sugestão do Presidente da Junta de Freguesia de Pousos, Fernando Antunes, de criar a Rua Rede Natura tinha sido bem acolhida junto do Município de Leiria e lá estava a placa junto à Microrreserva. Uma singela forma não só de comemorar esta pequena vitória, mas também de homenagear todos aqueles que no dia-a-dia se esforçam por preservar a biodiversidade na Rede Natura 2000”, continua a Quercus.

Assim, na quarta-feira, Dia Internacional da Biodiversidade, a Quercus fará a apresentação pública da sua nova microrreserva. Este evento, que contará com a presença do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Francisco Gomes da Silva, irá também homenagear Andrée Goubet, uma benemérita da Quercus cujo apoio tem sido fundamental para a aquisição de terrenos para criação de microrreservas.

A Leuzea Longifolia é uma planta endémica de Portugal, raríssima, em perigo de extinção. Conhecem-se apenas alguns núcleos geograficamente afastados, e portanto isolados biologicamente, compostos por um número muito reduzido de indivíduos, o que, a juntar ao isolamento e à perturbação a que o homem os sujeita, contribui decisivamente para a vulnerabilidade desta planta.

Foto: Paulo Lucas





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...