Praga: um loft ultra-compacto… com um forno nas escadas (com FOTOS)

Com 80% da população mundial a viver, até 2050, nas cidades, há que arranjar espaço para todos. É já um clássico do Green Savers a publicação de projectos arquitectónicos para espaços pequenos, e hoje vamos trazer-lhes um loft ultra-compacto de Praga, na República Checa.

Localizado no bairro de Bubeneč, este loft é na verdade um sótão dos anos 30, que foi reconvertido, a pedido do seu proprietário, para albergar uma jovem família. Como o espaço era mínimo, o arquitecto Dalibor Hlavacek teve de usar a sua imaginação para utilizar todos os centímetros disponíveis.

Podemos concluir que a sua missão foi bem sucedida, uma vez que o arquitecto até colocou um forno nas escadas de acesso ao primeiro andar do duplex! Sem dúvida, um sério candidato ao prémio de criatividade arquitectónica em 2012.

Segundo o Inhabitat, quase toda a mobília tem uma segunda função e propósito. Para além do forno, as escadas albergam ainda uma pequena estante para livros. A casa de banho tem embutida uma máquina de lavar e outra de secar e há uma divisão composta apenas por guarda-roupas, para que nenhum espaço fosse gasto no processo.

Cada quarto tem um quadro inteligente de controlo de temperatura, para garantir a  eficiência energética, e o duplex está perto de um parque, de um jardim zoológico e de uma zona de limoeiros, que proporciona sombra aos seus habitantes.

Apesar do tamanho, o loft tem uma ainda lareira, que utilizou a madeira dos resíduos do projecto de renovação sustentável do apartamento nos primeiros meses.

Deixar uma resposta

Patrocinadores