Produção Nacional: Continente compra 12 milhões de toneladas de produtos nacionais



Na semana em que se assinala o Dia da Produção Nacional, celebrado a 26 de Abril, o Continente revela que, em 18 anos de actividade, o Clube de Produtores Continente adquiriu 12 milhões de toneladas de produtos nacionais, no valor de três mil milhões de euros, que reflectem a dimensão e importância da plataforma. Em 2016, a iniciativa comprou 144 mil toneladas de produtos nacionais, no valor de 250 milhões de euros.

O objectivo do CPC é alavancar os produtos nacionais, através da promoção de parcerias estratégicas entre os produtores e o Continente, reforçando a competitividade dos seus produtos por forma a que a oferta seja de excelência. No universo de produtores, contam-se cerca de 185 produtores-parceiros –  entre organizações de produtores e agricultores individuais –  das áreas de frutas e legumes, charcutaria, padaria e pastelaria, carne e peixe.

Entre as vantagens do Clube de Produtores Continente para o produtor, destaca-se a garantia do escoamento da produção, o aconselhamento técnico, a programação e planeamento da produção, as visitas de trabalho, a interacção com um Conselho Científico, composto por investigadores de relevo, e a representatividade junto de entidades oficiais.

Das várias iniciativas que estão a ser implementadas, destaca-se a criação da Academia do Clube de Produtores, um programa de capacitação dos produtores Continente, desenvolvido em parceria com a Sonae Retail School, no qual os produtores convidados recebem formação nas áreas de produção, qualidade, logística, mercado e consumo, numa abordagem de parceria estratégica. A valorização dos produtos regionais e dos seus produtores é também um dos projectos que o Clube de Produtores Continente está a desenvolver, no sentido de dar visibilidade aos produtores de cada região e dar oportunidade para estes estabelecerem uma relação directa com os clientes que procuram produtos locais.

“Estamos a actuar cada vez mais de perto dos produtores e assim a consolidar a nossa relação com cada um deles. Ambicionamos ser a plataforma de referência entre a produção nacional e a grande distribuição, um compromisso que só é possível graças ao apoio que temos vindo a dar aos produtores, especialmente, nas questões de competitividade, de dimensão, de inovação, de qualidade e de segurança alimentar”, declarou Ondina Afonso, Presidente do Clube de Produtores Continente.

Foto: via Creative Commons 





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