Qual o lugar mais seguro para viajar de comboio?

A empresa de transporte ferroviário norte-americana Amtrak está debaixo de fogo na sequência de vários acidentes na qual esteve envolvida nos últimos tempos. O último, terça-feira em Filadélfia, provocou pelo menos sete mortos e feriu mais de 200 pessoas. A situação é tão grave que a empresa já procura um responsável de comunicação para a ajudar a ultrapassar esta crise.

Apesar de tudo, uma coisa é certa: andar de comboio continua a ser um dos modos de transporte mais seguros do mundo. Em 2013, nos Estados Unidos, 891 mortes estiveram ligadas ao transporte ferroviário, comparadas com as 32.700 do transporte rodoviário, de acordo com a National Transportation Safety Board. Por outro lado, a maioria das mortes ligadas à ferrovia está relacionada com peões que são colhidos por comboios.

Ainda assim, há precauções que se podem ter quando andamos de comboio – escolher o lugar mais seguro, por exemplo. Normalmente, acredita-se que ir nas carruagens da frente é mais perigoso quando existe uma colisão frontal com outro comboio, enquanto viajar na última carruagem é menos seguro caso o comboio seja abalroado por outro.

No entanto, a probabilidade de um comboio descarrilhar é nove vezes superior à de ele ser atingido por outro comboio ou chocar de frente ou por trás, de acordo com a Federal Railroad Administration (FRA). De 2005 a 2014, existiram 13.200 descarrilhamentos nos Estados Unidos, para 1.450 colisões.

Assim, os lugares sentados no corredor são mais seguros que os da janela, porque os passageiros podem facilmente entrar em contacto com o vidro ou serem atirados para fora do comboio caso estejam nos lugares com vista.

Especialistas em segurança ouvidos pelo Mashable também recomendam escolher um lugar voltado para trás, uma vez que uma pessoa tem menos hipóteses de ser atirada para a frente durante uma colisão. Os comboios têm mais hipóteses de bater em algo de lado, em vez de de frente ou por trás.

E se o comboio tiver uma cafetaria, tente passar o menos tempo possível nesta divisão, sobretudo devido às mesas, que se podem tornar perigosas caso o comboio pare de repente ou bata em algo.

Deixar uma resposta

Patrocinadores