Rato-de-crista africano espalha veneno no corpo para matar predadores
O rato-de-crista africano desenvolveu um método extraordinário para afastar qualquer predador que o tente atacar. Uma equipa de cientistas descobriu que este roedor mastiga as raízes e casca de uma árvore altamente tóxica e depois esfrega a mistura venenosa na pelagem das costas.
Esta espécie (Lophiomys imhausi) vive nas regiões do nordeste de África. “Quando os predadores tentam dar a primeira dentada, o rato assegura-se que a primeira coisa que o predador encontra são as suas costas”, refere Jonathan Kingdon, da Universidade de Oxford e o autor principal do estudo.
Segundo o artigo publicado na revista científica Proceedings of the Royal Society B, esta é a primeira vez que este tipo de comportamento foi descrito num mamífero. “A necessidade de deter os predadores levou a uma das mais extraordinárias defesas conhecidas no reino animal”.
Através de análises realizadas aos pêlos onde o rato aplica o veneno verificou-se que a sua estrutura era invulgar. “Não há nenhum animal que tenha pêlos como os que existem na crista deste animal”, dizem os investigadores. A sua estrutura assegura que cada pêlo tenha uma dose de veneno tão grande quanto possível. Os outros pêlos fora da crista apresentam uma estrutura semelhante à de outros mamíferos. Nestas zonas, o animal não aplica o veneno.