Reino Unido: furacão Gonzalo ajudou eólicas a superarem produção de energia nuclear



A presença do furacão Gonzalo na costa britânica ajudou as turbinas eólicas a produzirem mais energia que as centrais nucleares do país na última semana, de acordo com dados da Lorien Energy Index (LEI), compilados pela Lorien Engineering Solutions.

Este tem sido, de resto, um ano glorioso para a energia eólica britânica, muito por culpa dos fenómenos climatéricos extremos. Como consequência, os preços de energia desceram quase 7% entre os dois primeiros trimestres do ano, estando agora 4% mais baratos que no período homólogo.

“Os fenómenos climatéricos extremos e todas as questões à volta das centrais nucleares da EDF contribuíram para estes feitos. E a forma como os media publicam estes resultados é uma indicação positiva do reconhecimento do sector das renováveis e o seu contributo para o fornecimento energético britânico”, explicou ao Edie Tom Jardan, consultor de sustentabilidade da Lorien.

No Verão, a energia eólica já tinha superado, em cinco dias diferentes, as centrais de carvão. “Para os negócios existe uma verdadeira oportunidade de investirem em iniciativas renováveis eficientes, apostando nos custos cada vez mais baixos das renováveis e tecnologias de baixo carbono”, concluiu o consultor.

Não deixa de ser irónico que os fenómenos climatérios extremos, muitos deles consequência do aquecimento global e aumento das emissões com gases poluentes, acabem por influenciar o crescimento das renováveis. Mas não deixa de ser uma notícia agradável, também.

Foto: Furacão Gonzalo / NASA Goddard Space Flig / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...