Reino Unido testa casa feita com lixo (com FOTOS)



A Universidade de Brighton começou a construir o primeiro edifício do Reino Unido feito totalmente a partir de resíduos. A estrutura foi projectada pelo arquitecto e professor Duncan Baker-Brown e será composta por excedentes de materiais provenientes de locais de construção da cidade e áreas de indústria.

O edifício feito a partir de lixo será chamado The House that Kevin Built, lembrando a primeira casa pré-fabricada da Europa composta inteiramente de resíduos e materiais orgânicos. Esse protótipo foi criado também por Baker-Brown em 2008, em Londres, tendo sido posteriormente desmontado. A partir daí, professores e estudantes da Faculdade de Artes da Universidade de Brighton continuaram a debruçar-se sobre a melhor forma de construir edifícios sustentáveis.

Segundo o Inhabitat, o nome desta nova casa faz referência a Kevin McCloud, apresentador do programa Grand Design no Channel Four, que acompanhou a construção de seis dias desse primeiro protótipo.

Os muros desta nova casa serão feitos com fardos de palha, de forma a manter a casa quente no Inverno e fresca no Verão. Além disso, terá painéis solares no telhado, ventilação e um sistema de recuperação de calor. A Universidade espera que o edifício funcione como um local de realização de testes de técnicas e tecnologias verdes.

A construção do edifício começou em Novembro deste ano, estando a sua conclusão prevista para Maio de 2013. A equipa de design planeia criar uma linha de produção perto do local Grand Parade, no campus da Universidade, de modo a que artesãos, estudantes e residentes locais se possam envolver no processo de construção.

Recorde-se que Brighton está também a avançar para outro projecto sustentável – o de tornar 36 contentores de transporte modificados em apartamentos, com o objectivo de diminuir o número de sem-abrigo da cidade.

Veja algumas fotos do protótipo e do início dos trabalhos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...