Setor pesqueiro e entidades reúnem-se para mitigar a captura acidental de cetáceos



A partilha de experiências e conhecimentos entre os diferentes setores é fundamental para fomentar boas práticas de pesca em Portugal. É com este objetivo que o CetAMBICion, projeto que une Portugal, França e Espanha na monitorização e redução das capturas acidentais de golfinhos e baleias na atividade piscatória, mais especificamente na sub-região do Golfo da Biscaia e Costa Ibérica, organizou dois workshops no país.

O workshop “Pescas e Cetáceos: conversa inclusiva sobre boas práticas e soluções para o setor” decorreu pela primeira vez de 1 a 4 de abril na Universidade do Algarve, tendo sido direcionado para as associações de pesca da costa sul do país. Além do setor pesqueiro, estiveram também presentes elementos de instituições académicas, organizações não-governamentais e autoridades competentes.

O segundo workshop realiza-se hoje, mais a norte, no CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, com a participação do setor pesqueiro representado por várias associações da costa ocidental portuguesa. O programa do evento inclui ainda palestras da Apropesca – Organização de Produtores da Pesca Artesanal – e da Associação Portuguesa da Xávega (APX).

No decorrer das iniciativas é discutida a problemática inerente às interações entre as atividades de pesca e os cetáceos, e são apresentados mecanismos e comportamentos que contribuem para mitigar as capturas acidentais, bem como diferentes soluções adaptadas às pescarias nacionais.

O Projeto CetAMBICion tem como parceiros nacionais o CIIMAR, a Universidade do Algarve, a Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...