Siga estas 10 dicas para poupar energia elétrica em casa (e ajudar o planeta)
Pequenos gestos fazem grandes diferenças. Todos já ouvimos esta frase, aplicada inclusive à poupança de energia elétrica e preservação do Planeta.
Contudo, muitas das vezes não sabemos quais os pequenos gestos que farão a diferença no que diz respeito a poupar energia em casa.
Assim sendo, desafiámos a Ecoinside, empresa de referência na ecoeficiência em Portugal, a partilhar connosco 10 dicas fáceis de implementar (e memorizar) para poupar energia em casa, e, por consequência, benéficas para o Planeta.
1. Troque as lâmpadas tradicionais por LED
Se fizer uma utilização muito intensa das suas lâmpadas tradicionais (superior às 6h diárias) opte por substituir por luminárias LED, encaminhando as antigas para a reciclagem. No caso de uma utilização mais residual, faça a troca à medida que se vão avariando. Poupe dinheiro e o ambiente.
2. Retire os carregadores das tomadas depois de utilizar
Sempre que um carregador de aparelhos eletrónicos está ligado a uma tomada, mesmo não estando a ser utilizado, consome energia. O pequeno gesto de retirar da tomada o carregador faz toda a diferença.
3. Não deixe em stand-by os eletrodomésticos
Mesmo em stand-by os eletrodomésticos gastam energia. A solução é desligá-los sempre que não precisa. Uma solução passa por adquirir uma tomada inteligente,
onde pode programar a hora de desligar os equipamentos ao mesmo tempo que consegue fazer a monitorização de consumos.
4. Compre eletrodomésticos com maior eficiência
Se precisar de comprar eletrodomésticos, opte pelos modelos de maior eficiência energética. No futuro terá o retorno do seu investimento.
5. Não coloque nada muito quente ou morno no frigorífico
Evite picos de consumo de energia e previna avarias do seu frigorífico.
6. Opte por secar a roupa ao sol
Sempre que as condições climatéricas permitam, opte por secar a roupa ao sol em vez de recorrer à máquina de secar. Assim, contribui para um mundo mais verde.
7. Faça a manutenção dos eletrodomésticos
Realize, com alguma regularidade, algumas ações de manutenção (p.e: limpeza) dos equipamentos. Assim, certifica-se que estes desempenham as suas funções de forma ótima e eficaz.
8. Opte por produzir a sua própria energia elétrica
Aproveite a energia solar em redor da sua casa. Invista na produção da sua própria energia renovável, através de um sistema de autoconsumo. Assim, vai conseguir poupar na sua fatura de energia, enquanto poupa o ambiente. Ações que fazem toda a diferença.
9. Recorra à ventilação natural para arrefecimento da sua casa
A ventilação é fulcral para garantir a qualidade do ar interior de um espaço. Não necessita do ar condicionado para arrefecer a sua casa aproveite, sempre que possível, o ar mais fresco e as brisas, normalmente durante o período da manhã ou da noite. Ao longo dos períodos mais quentes é muito importante fechar e sombrear os espaços. Assim, vai alcançar um maior conforto térmico.
10. Utilize técnicas de sombreamento passivo
O consumo de energia dos edifícios também está dependente das suas envolventes externas. Uma das estratégias para proteger do frio e do calor, proporcionando elevados níveis de conforto, passa por recorrer somente a árvores e/ou plantas. As árvores localizadas nas partes com incidência do sol devem de ser de folha caduca e com folhagem aberta, de forma a não bloquearem o sol de inverno e no verão permitirem uma maior proteção.