Tailândia: esgotos são limpos à mão (com FOTOS)
Um dos grandes problemas das megacidades é ineficiência da rede de esgotos – e a sua limpeza. Nos últimos anos, a cidade de Londres tem sido propícia a notícias grotescas sobre entupimentos devido ao envio de óleos, toalhitas e outros resíduos para a sanita, mas há outras cidades que sofrem do mesmo problema. Como Banguecoque.
Há muito que o sistema de drenagem da capital da Tailândia causa problemas aos residentes e, em 2012, uma grande tempestade levou o lixo e a areia a entupir os esgotos da cidade, causando inundações e sete quilómetros de esgotos destruídos – um fenómeno que não é invulgar em Portugal.
Nos últimos anos, as autoridades têm confiado em trabalhadores especializados para limpar os esgotos, uma tarefa difícil e que os obriga a usarem as próprias mãos para retirarem os resíduos que não deveriam lá estar.
Caso os resíduos, lixo, lamas e detritos não sejam retirados, a cidade corre novo risco de inundações mortais. No futuro, quem sabe, as tecnologias ligadas à indústria dos resíduos permitirão que cidade como Banguecoque – ou Cidade do México, onde existem mergulhadores de esgotos – uma forma mais higiénica e menos perigosa de recolher as águas dos esgotos.
[nggallery id=1532 template=greensavers]