Adiar por mais um ano a efetiva implementação do regulamento europeu contra a desflorestação (EUDR) é assegurar uma maior perda de floresta e biodiversidade, mais emissões de CO2 e correr o risco de perder a confiança das empresas na ideia de que estar na linha da frente compensa.
O mês passado foi o segundo outubro mais quente em Portugal continental desde 1931, tendo sido muito quente e seco, segundo o mais recente boletim climatológico mensal do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) ontem divulgado.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra lançou hoje o projeto “+Climagir” para o ano letivo de 2025/2026, que engloba 68 medidas focadas na floresta em ações junto das escolas e nos municípios.
As explorações agrícolas de todo o mundo podem transformar-se numa das ferramentas mais poderosas no combate às alterações climáticas, conclui um novo estudo.
Dez ativistas climáticos que em 2023 paralisaram o aeroporto da cidade alemã de Hamburgo terão de pagar 400.000 euros de indemnização à companhia aérea Lufthansa, segundo decisão do Tribunal Distrital.
A Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, COP30, que terminou este fim de semana no Brasil, ficou marcada por um momento decisivo: pela primeira vez, os países reconheceram oficialmente que o objetivo de temperatura estabelecido no Acordo de Paris não será alcançado.
Quando digo a alguém que trabalho em clima, as reações raramente me surpreendem. Muitas vezes, surge um interesse genuíno, noutras, um desdém tão subtil quanto previsível. E há sempre aquele instante constrangedor quando descubro que, do outro lado, o seu ganha-pão depende da indústria fóssil.
A REN e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Melres assinaram um protocolo de colaboração, para os próximos 5 anos (2025 a 2029), para reforçar a prevenção, a vigilância e a capacidade de resposta a incêndios florestais na propriedade afeta à antiga Central da Tapada do Outeiro, no…
A organização ambientalista WWF Portugal lamentou hoje que a conferência do clima que decorreu em Belém, Brasil, tenha deixado cair “alguns os objetivos centrais da luta contra a crise climática” e aprovado “medidas limitadas”.
O Alto-comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Türk, destacou hoje os "resultados insignificantes" da COP30 no Brasil, alertando para a "inércia fatal" dos líderes que poderá vir a ser considerada um crime contra a humanidade.