Afinal as árvores também têm ‘batimento cardíaco’, indica um novo estudo



As árvores são seres vivos essenciais para o Planeta e para a vida humana, filtram o ar melhorando a sua qualidade, contribuem para o aumento da biodiversidade e amenizam a temperatura. O que não se pensava é que fossem tão parecidas connosco, como sugere o seguinte estudo.

Uma investigação da Universidade de Aarhus na Dinamarca, publicada na revista New Scientist, afirma que as árvores têm uma espécie de batimento cardíaco. A equipa de cientistas estudou durante a noite algumas árvores, de forma a observar o movimento dos ramos sem interferência do sol e do vento.

András Zlinszky, autor do estudo, explica “Descobrimos que a maioria das árvores tem mudanças periódicas regulares sincronizadas em toda a planta e mais curtas que um ciclo diurno, o que implica mudanças na pressão da água”.

Assim, conseguiram concluir que as árvores mexiam cerca de um centímetro a cada duas horas, de forma a bombear água das raízes paras as folhas. Esta atividade é semelhante ao movimento do coração e à circulação de sangue no corpo humano, pelo que os especialistas a denominaram como uma espécie de pulsação.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...