Nutrition Awards aproxima-se do programa Portugal Sou Eu
Inovação no sector agro-alimentar, produção nacional e promoção de estilos de vida saudáveis são as mensagens-chave da quarta edição do Nutrition Awards, que hoje arrancou na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
Sob o lema Inovar para Crescer, o Nutrition Awards 2013 tem cinco categorias a concurso e conta, este ano, com uma aproximação especial ao Portugal Sou Eu, um programa do Ministério da Economia e do Emprego que visa a valorização da oferta nacional.
Produto Inovação, Serviço Inovação, Investigação & Desenvolvimento, Iniciativa e Mobilização e Prémio Especial Comunicação são as categorias do Nutrition Awards 2013. Pode concorrer no site da iniciativa até 15 de Junho.
Os vencedores do Nutrition Awards passam a dispor de um selo de reconhecimento de qualidade e distinção, que poderão utilizar como reforço na credibilização dos seus produtos, serviços e projectos e como ferramenta de marketing e comunicação. Poderá ainda ser considerada a atribuição de bolsas para investigação a pessoas singulares.
Na cerimónia de abertura, Gonçalo Moreira Guerra, da Associação Portuguesa dos Nutricionistas – entidade que em conjunto com a GCI organiza o Nutrition Awards –, enalteceu as mais de 250 candidaturas que o Nutrition Awardas recebeu ao longo das últimas três edições e recordou o apoio dos mais de 40 parceiros desde o primeiro momento da plataforma. Um apoio que significa o quanto “alimentação e nutrição são identificadas actualmente como um dos pilares mais importantes para a saúde das populações”.
“A nutrição e alimentação são vistos hoje como dois dos pilares mais importantes para a saúde das pessoas”, explicou Moreira Guerra.
Também José Manuel Costa, presidente da GCI, considerou estes pilares fundamentais, tendo apresentado, nesta lógica, o portal O Meu Bem-estar, um agregador de saúde, nutrição e bem-estar, que tem como objectivo partilhar estilos de vida saudáveis com o maior número de pessoas possível.
A cerimónia de lançamento da 4.ª edição do Nutrition Awards contou também com a presença do Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agro-alimentar, Nuno Vieira e Brito, que sublinhou o apoio institucional do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território a áreas de conhecimento que reflectem e promovem índices de desenvolvimento, como a Alimentação, Saúde e Bem-estar. “Mesmo com fontes de financiamento inferiores às expectativas inicias, o sector agrário e agro-alimentar tem tido especial interesse”.
Os finalistas da iniciativa serão conhecidos em Setembro, estando a cerimónia de entrega de prémios marcada para dia 16 de Outubro, o Dia Mundial da Alimentação.