São João da Madeira já tem cobertura quase integral de wireless. E é gratuita.

A cidade de São João da Madeira tornou-se hoje no primeiro município de Portugal a ter a quase totalidade do seu território coberta por uma rede de internet sem fios, de acesso público e gratuito.

A gestão deste serviço foi atribuída à operadora Optimus em concurso público e internacional, explicou à Agência Lusa o autarca. “Esta será a primeira cidade do País com cobertura wireless quase integral, o que representa uma situação pioneira em Portugal e rara também na Europa”, revelou Castro Almeida.

A reda estará vocacionada para a rua, para que todos os cidadãos possam aceder a partir do portátil ou telemóvel. Nas casas dos bairros sociais, por outro lado, as pessoas poderão aceder ao serviço, também gratuitamente, a partir do interior das casas.

Segundo o autarca, esta inovação levará a que qualquer pessoa possa “tratar dos seus assuntos facilmente, a partir de qualquer ponto da rua”. Há também uma razão de carácter social, que é a preocupação da câmara em “assegurar a igualdade de oportunidades entre as crianças cujos pais podem pagar internet e as crianças dos bairros sociais, cujas famílias nem sempre podem gastar dinheiro nesse serviço”.

A nova rede wireless vai abranger todas áreas residenciais e empresariais do concelho. A avaliação da cobertura de rede em 166 pontos do concelho demonstrou que 88,5% destes têm “boas velocidade”, o que é uma boa notícia. Nos bairros sociais essa percentagem sobe para os 89,74% e nos pontos de interesse público para os 93,33%.

O acesso à internet estará disponível por 30 minutos sem implicar qualquer condição. Os usos mais prolongados obrigam os utilizadores a inscreverem-se como utentes do serviço, tendo direito a um tráfego máximo de 2 GB por mês.

Recorde também como as pedras da calçada de Madrid vão ter wi-fi e Bluetooth.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php